quarta-feira, 3 de março de 2010

Um alerta a um amigo, um consolo a outra amiga e um cutucão em outra pessoa... (Porque eu gosto de provocar!)

Só é fácil dizer Eu Te Amo quando não se tem segurança do que se sente, porque para quem é sincero de verdade, principalmente consigo próprio, sabe o peso que essa frase tem. Dizer eu te amo como se estivessem vendendo a própria alma a um preço barato, e não fazer idéia das consequências fatais que a leviandade com a frase pode trazer a sua própria vida, ou a vida dos que estão à sua volta. Eu sinto pena de pessoas assim.
Dizer eu te amo com leviandade vai aprIsioná-las numa mentira. Eu te amo pra um hoje, logo depois uma visita do interior, e eu te amo pra outra pessoa amanhã. Uma amizade sincera se corrompe com a insegurança de outrem, e depois todos saem chorando, enquando vive com o fantasma da própria mentira. E isso é só um dos muitos casos que eu conheci.
Eu te amo como se fosse uma frase script da venda de algum produto barato, facilmente comercializado. E de comério inconsciente, nós sabemos que só levamos daquilo que achamos que precisamos. É tudo uma questão de se pensar friamente sobre as nossas necessidades e ver que a compra foi desnecessária, claro, dizer eu te amo não tem preço, escutar eu te amo também não.
Eu te amo não é uma frase que traz apenas um sorriso confortável. É bem mais! Eu te amo faz estremecer, tira o fôlego, faz-se confundir todos os pensamentos, e o coração bate forte, rápido, pulsa como quem pulsa o último suspiro. Escutar eu te amo é como ser pleno e poder morrer logo em seguida, que não fará diferença.
Mentir para si próprio é a pior de todas as mentiras, já dizia o poeta Renato Russo. Cedo ou tarde descobre-se o tempo de vida que se perde ao se viver uma mentira. Amar não exige um script, não exige regras, amar não exige nada, porque é um sentimento livre. Livre de culpa, livre de remorsos, livre de inseguranças.
Eis a mais sábia descrição do amor, onde o próprio apóstolo Paulo admitiu que o amor está acima de tudo, até mesmo da fé. E não está acima por ser hierarquico, mas porque o amor dá margem à fé e a tudo mais, para quem sente a necessidade de ter fé. Mas ainda que não haja a fé, ainda haverá o amor.

I Coríntios 13:1"Ainda que eu falasse as línguas dos homens e dos anjos, e não tivesse amor, seria como o metal que soa ou como o címbalo que retine."
I Coríntios 13:2 "E ainda que tivesse o dom de profecia, e conhecesse todos os mistérios e toda a ciência, e ainda que tivesse toda fé, de maneira tal que transportasse os montes, e não tivesse amor, nada seria."
I Coríntios 13:3"E ainda que distribuísse todos os meus bens para sustento dos pobres, e ainda que entregasse o meu corpo para ser queimado, e não tivesse amor, nada disso me aproveitaria."
I Coríntios 13:4"O amor é sofredor, é benigno; o amor não é invejoso; o amor não se vangloria, não se ensoberbece",
I Coríntios 13:5"não se porta inconvenientemente, não busca os seus próprios interesses, não se irrita, não suspeita mal;"
I Coríntios 13:6 "não se regozija com a injustiça, mas se regozija com a verdade;"
I Coríntios 13:7"tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta."
I Coríntios 13:8"O amor jamais acaba; mas havendo profecias, serão aniquiladas; havendo línguas, cessarão; havendo ciência, desaparecerá;"
I Coríntios 13:9"porque, em parte conhecemos, e em parte profetizamos;"
I Coríntios 13:10"mas, quando vier o que é perfeito, então o que é em parte será aniquilado."
I Coríntios 13:11"Quando eu era menino, pensava como menino; mas, logo que cheguei a ser homem, acabei com as coisas de menino."
I Coríntios 13:12"Porque agora vemos como por espelho, em enigma, mas então veremos face a face; agora conheço em parte, mas então conhecerei plenamente, como também sou plenamente conhecido."
I Coríntios 13:13"Agora, pois, permanecem a fé, a esperança, o amor, estes três; mas o maior destes é o amor."
===========================================================================
Um poema de uma outra amiga que sonhou na vida em encontrar o amor de verdade, e enfim encontrou:

Da Eterna das Flores

Ainda que existissem mil amores
E ainda que os prantos ressoassem
No toque uníssono de sofrimento
Ainda que só houvesse desalento
E que o mundo fosse apenas dores,
Jamais estaria fadada
Ao pleno ardor do esquecimento
Ela sutil, afã e acamada
A bela, da eterna das flores.

E da eterna das flores
sempre sob a escuridão
Naquela esperança que ressurge
Criança pura, delicada
A recolheria em sua mão.

o que a deusa impõe
Mãos pequenas e tolas
Jamais saberão porque manchar.
Ouçam as reconditas harmonias
Ouçam os vocalizes de alegrias
Começam com sussuros pianíssimos
E concluem-se em gritos fortes
Fortíssimos!

Daquilo que veio do céu
O que herdamos de mais belo
A música da lira cálida
O sinfonia do amor de violoncelo.

Morrem homens e mulhere vis
Mas a história de amor
À história sobrevive
E a flor eterna que acha que morre
Sempre na esperança revive.

Pois tudo que há de vida neste mundo
Começa com um ato de amor.
Concluí-se num suspiro de saudade
Termina num excesso de dor
Mas ressurge
Da vontade do nosso sabor.

Isabelle La Fleur
===========================================================================
E outro poema de uma pessoa muito sábia que a vida me deu a chance maravilhosa de conhecer:

Observações:
EU TE AMO não é bom dia.
AMIGO não é um vocábulo que se usa pra qualquer pessoa.
AMOR não é receita de bolo.
AMAR não é coisa de gente careta, é virtude de gente inteligente.
TODAS as formas de amar, valem a pena.

Karina Guedes

E é isso amigos. Tomem cuidado com o que fazem na vida, porque com ela não se brinca. Brincar com sentimentos é um negócio perigoso demais, porque traz dor e sofrimento, e às vezes até mesmo tira a vontade de viver.

Nenhum comentário: